Página 8

A integração da família no ensino formal e a construção do conhecimento

Uma das buscas da comunidade educacional é integrar a família na educação formal de nossos pequenos, exatamente para ganhos de qualidade. Como escrito em páginas anteriores, os entraves para tanto são vários e culturais, barreiras de difícil transposição. 
Nos gráficos abaixo, mostro como estamos atualmente e qual a meta que conquistaremos com a Tecnologia Educacional do Amigos de Letras na Escola:





O formato linear de relacionamento acima mostrado, é o que hoje temos. As setas cheias que interligam Aluno e Escola significa o momento enquanto em sala de aula, quando a interação se dá por completo, com alunos e professores integrados na produção do conhecimento.
No entanto, entre Família e Aluno as setas estão pontilhadas para representar um tráfego falho na troca de informações. Essa falha está presente no sentido quantitativo tanto potencial como individual. 
De modo claro, praticamente não há interatividade da família com a escola, são polos que pouco ou nada se comunicam.






Na utilização da Tecnologia Educacional Amigos de Letras na Escola, teremos a criação de vias de mão dupla entre os atores e uma interação constante entre eles.
Sem cobranças ou compromissos de espécie alguma, os atores estarão construindo conhecimento com naturalidade, sem que sua rotina diária seja perceptivelmente alterada.
Nessas alturas dos escritos - mais a Cartilha de Aplicação que se seguirá - poderá ser visto como podemos criar a Cultura do Livro ao mesmo tempo que integramos a família no ensino formal de seus filhos.