Cartilha de Aplicação, a capacitação do professor para utilização do Instrumento Técnico
A Cartilha de Aplicação do Instrumento Técnico da Tecnologia Educacional Amigos de Letras na Escola, será de uso dos professores de alunos dos 7 aos 11/12 anos.
A capacitação do professor resume-se ao estudo Cartilha de Aplicação - impressa ou eletrônica - contendo instruções e sugestões específicas de utilização conforme as várias idades abrangidas, os formatos de interatividade com a família e os questionários de avaliação individual. Ao professor cabe também um suporte permanente, via internet.
Como é tendência toda escola pública vir a ser servida por internet e que professores venham a ter seu computador pessoal, a Cartilha de Aplicação terá formato de regular atualização, integrando-se ao modelo básico as experiências de sucesso coletadas.
Ainda que denominar capacitação seja fato, dado que o professor é o mais importante agente do ensino formal e o pivô das ações a serem desenvolvidas, a Cartilha de Aplicação resume-se em ordenamento de instruções possivelmente existentes no ofício de mestre e, eventualmente, algumas ações reconhecidas e já utilizadas em sua escola. Portanto, facilmente assimilável.
01 - Idades Abrangidas - Criar o hábito da leitura no indivíduo é um conceito distinto de aprendizado de leitura e escrita. Logo, criar a cultura do livro na família é elemento ulterior e também distinto.
Um instrumento técnico cujo teor é a escrita, vir a ser ministrado a quem ainda não aprendeu as primeiras letras, pede a informação de como ser utilizado. Seu potencial a ser explorado é o da intimidade, o início da familiaridade com o texto escrito.
02 - Formatos de interatividade - O Instrumento Tecnico é pensado para que a criança e aqueles com os quais coabita tenham contato regular e informal com a literatura. Por comandos sugeridos aos alunos, os familiares irão interagir espontâneamente com a criança e a escola, criando com naturalidade novos vínculos. Em momento algum alguém deverá sentir-se obrigado à alguma ação. Não há imposição explicita nem compromisso formal da escola com a família ou da família com a escola.
Ser apenas insinuante, será a postura básica do Instrumento Técnico da Tecnologia Educaional Amigos de Letras na Escola, para integrar-se ao quotidiano da família. Vamos institucionalizar a promoção da vontade em participar, nos potenciais Amigos da Escola. Vamos descobrir Brasil afora atuações interessantes da comunidade para com a escola e incentivar seu replicamento.
03 - Questionários Individuais - A cada periodo sugerido (após aplicação de cada lote ou semestralmente) será feito uma questionamento familiar, para avaliar o interesse individual da criança pela leitura ou ouvir estórias.
Isso será feito por questionários com perguntas diretas e respostas simples, de múltipla escolha (Sim, Não, Mais ou Menos).
Por essa avaliação é que se poderá desenvolver os vários lotes de Instrumentos Técnicos, o grau de complexidade de seu teor literário e a recomendação específica às diversas regiões do país.
04 - Um suporte técnico - por plataforma virtual - estará disponível aos professores para esclarecimentos, dúvidas e orientações.
Por ora, durante a fase de desenvolvimento, tenho orientado pessoalmente aos diretores de escolas, coodenadores pedagógicos e professores sobra a Tecnologia Educacional Amigos de Letras na Escola e seu Instrumento Técnico de Aplicação.
Com a institucionalização da tecnologia educacional, junto dos lotes de aplicação, teremos disponibilizado a Cartilha de Aplicação no formato digital e impressa.
PS: Tenho praticamente 100% do conteúdo da Cartilha de Aplicação. Estão espalhados em várias sínteses e anotações de meus escritos. Falta animação (aquele dia que o tempo se encontra com uma garrafa de café e o sossego) para catalogar esse material e ordená-los numa única peça.
PS: Tenho praticamente 100% do conteúdo da Cartilha de Aplicação. Estão espalhados em várias sínteses e anotações de meus escritos. Falta animação (aquele dia que o tempo se encontra com uma garrafa de café e o sossego) para catalogar esse material e ordená-los numa única peça.